quarta-feira, 17 de abril de 2013

FALANDO DE VOLEI


Por fora bela viola, por dentro pão bolorento

16 de abril de 201311
Ao grande e desavisado público que assistiu às duas finais da Superliga transmitidas nos dois últimos domingos pela TV Globo e Sportv, fica a impressão que o voleibol brasileiro é uma maravilha.
A produção Hollywoodiana, o slogan "Isso é Vôlei", "Cheerleaders", neons...então de onde surgem esses murmúrios de reclamação? Por que se reclama se a coisa é tão linda? O voleibol não é bicampeão olímpico no feminino e o principal time masculino há mais de dez anos?
Sim, mas a realidade da seleção choca com a realidade do voleibol interno, justamente quando se percebe o enriquecimento exacerbado da CBV em detrimento dos times que sustentam a Superliga.
Eu honestamente, gostaria de saber com o que a CBV arca na Superliga. Os times pagam tudo. A TV paga tudo, os patrocínios pagam tudo...até os jogadores pagam.
Vou elencar aqui algumas questões que o grande público não sabe, mas que devem ser debatidas para se perceber o quão em ruínas está o voleibol brasileiro, e a CBV e os dirigentes não acordam ou não querem resolver:
- Vocês sabiam que diversos times ainda devem salários para os jogadores, não só nessa temporada, mas até em temporadas passadas como aquele time de Londrina e os jogadores estão à deriva sem saber nem de quem cobrar, pois, como o esquema de contrato não é pela CLT, ainda há o temor dos dirigentes de afastar patrocinadores com ações trabalhistas?
- Vocês sabiam que teve treinador de time que classificou entre os oito nessa Superliga pagando as despesas de Hotel do time porque a equipe não tinha mais dinheiro ao final da temporada?
- Que na temporada passada, mesmo com elenco milionário, o time campeão desse ano não tinha dinheiro para bancar a estrutura de treinamento e quem teve que comprar os caixotes para os treinos foi o então técnico Marcos Miranda? E que pelas informações que tive não foi ressarcido?
- Que o time de Florianópolis, faltando cinco jogos para encerrar a temporada, dispensou membros da comissão técnica e jogadores por falta de verba?
- Que o único dirigente de time grande berrando contra a CBV é o do Sada, e reclama desde antes da final, não é de agora. Os outros tem medo ou rabo preso?
- Que hoje há uma reunião dos jogadores com a CBV e que amanhã haveria uma dos jogadores junto com os dirigentes mas os dirigentes não irão e a reunião foi cancelada?
- Que a mesma reunião com os jogadores foi agendada com as do feminino e elas não foram?
- Que apesar de proibir as faixas de apoio ao movimento dos jogadores e extra-oficialmente negar a proibição a CBV monitora o twitter para ver o que está se falando a respeito? Mas quando perguntada não responde?
Resumindo, não adianta colocar uma capa bonita em algo em ruínas. Alguém vai abrí-lo. E vai perceber que é só a capa.
Foi Lincoln quem disse, Dr. Ary, você pode anganar uma pessoa por muito tempo, algumas pessoas por algum tempo, mas não consegue enganar todas o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário