terça-feira, 30 de abril de 2013

CALENDÁRIO DO VOLEIBOL NACIONAL DEVE SER MANTIDO ATÉ 2016

terça-feira, 30 de abril de 2013

Calendário do voleibol nacional ganha forma e deve ser mantido até 2016

Na última segunda-feira, a Confederação Brasileira de Voleibol, em reunião com representantes de clubes, técnicos e atletas, apresentou as diretrizes do calendário do voleibol nacional para as próximas três temporadas. Entre as novidades estão uma Superliga com maior duração, com jogos, em sua maioria, nos finais de semana, e que será disputada paralelamente a outras competições, incluindo algumas que serão criadas. 

“Esse foi um primeiro passo de uma escada que tem vários degraus. Teremos muito trabalho, já que pensamos num planejamento longo, traçando o calendário até 2016”, afirmou o superintendente técnico da CBV, Renato D’Ávila. 

Em princípio, o período de atividade dos clubes irá de outubro a abril, enquanto a seleção brasileira trabalhará de maio a setembro. O calendário definitivo, que teve a colaboração dos treinadores Bernardinho e José Roberto Guimarães, deverá ser divulgado nas próximas semanas, porém alguns detalhes já foram revelados na reunião realizada na sede da CBV, no Rio de Janeiro. 

“Achei muito positivo porque vimos que estão todos mobilizados em prol de ajustes que precisam ser feitos para o futuro do voleibol brasileiro no quadriênio. Então, temos que nos programar para que seja bom para todo mundo, seleções, clubes, e, por isso, nos reunimos para fazer um calendário adequado para que tudo caminhe bem até os Jogos de 2016. E foi muito legal porque houve a aprovação geral. Tudo está indo muito bem para tentarmos fazer o voleibol brasileiro cada vez melhor”, disse o treinador da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães. 

Em breve será oficial, mas estão previstas as criações de duas competições: A Copa do Brasil seria disputada em duas fases, sempre jogada em partidas eliminatórias. A etapa decisiva contaria com oito clubes, sendo quatro deles escolhidos pela campanha na Superliga anterior. Já a Copa Sul-Americana chega para substituir o atual Campeonato Sul-Americano e está prevista para ter sua primeira edição entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2014. A competição teria dois torneios pré-classificatórios: um para países do Norte do continente (Colômbia, Venezuela e Equador) e outro para os do Sul (Chile, Uruguai e Paraguai), onde saíram dois classificados. Brasil e Argentina, forças da região, teriam vaga automática. 

Para completar, existe a intenção de realizar o ‘Jogo das Estrelas’, que diferente do que ocorre na NBB, aconteceria em meados de outubro, uma semana antes do início da Superliga. Entrariam no evento jogadores selecionados pelos clubes e servirá como uma apresentação oficial da principal competição do país. 

foto: Divulgação/CBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário