domingo, 25 de agosto de 2013

JOGOS ABERTOS : EQUIPE DE FRANCISCO BELTRÃO É FORMADA POR ÁRBITROS DO PARANÁ

Jogos Abertos: Equipe de Francisco Beltrão é formada por árbitros do Paraná
Escrito por Diego Pereira   
Dom, 25 de Agosto de 2013 00:22
1 arbitros beltrao
A equipe de voleibol masculino de Francisco Beltrão chamou atenção neste primeiro dia de competição da fase final dos 56º Jogos Abertos do Paraná, Divisão B, pela inusitada equipe formada por nove árbitros, incluindo a técnica. A estreia dos beltronenses foi contra Paranavaí por 2 a 0, com parciais de 25x20 e 24x14 neste sábado, dia 24, no ginásio de esportes do Colégio Mãe Divina do Amor, em Arapongas.

Na arbitragem há 11 anos, a técnica Ilda Schmidtz é uma das precursoras e principais incentivadoras do voleibol em Francisco Beltrão. Todos os atletas da equipe que estão na disputa tiveram iniciação na modalidade e começaram a treinar com Ilda. “Buscamos sempre incentivar os atletas a fazer o curso de arbitragem com objetivo deles entenderem melhor as regras”, afirma a técnica.

Em quadra, um dos mais experientes árbitros é Fernando Misturini, que tem na bagagem 13 anos de arbitragem, e nesta competição trocou o apito pela bola. Misturini é árbitro nacional e coordenador regional da modalidade em Francisco Beltrão, segunda maior cidade do Paraná em número de árbitros, perdendo apenas para Curitiba. A estreia nacional e Misturini foi no dia 21 de janeiro de 2012 apitando o jogo da Superliga entre as equipes de Londrina e Campinas, como 2º árbitro.

“Comecei no vôlei como atleta, apitava amistosos e durante a faculdade fiz o curso de arbitragem. Depois disso, juntamente com a Ilda, criamos o grupo em Beltrão que vem se firmando ao longo dos anos”, relembra o árbitro e atleta. 

Outra característica desta competição é a diversidade de atletas que desempenham em seu dia a dia diferentes funções, como a exemplo da equipe beltronense que tem no grupo cinco estudantes de educação física, professor, fisioterapeuta, naturólogo, psicólogo e um profissional liberal. Além disso, diferente de algumas equipes da competição, nenhum dos atletas recebe para participar desta disputa nos Jogos Abertos.

Grupamentos
Grupo A

Arapongas
Francisco Beltrão
Paranavaí
Grupo B
São João do Ivaí
Marechal Cândido Rondon
Rolândia
Grupo C
Umuarama
Pinhão
Campo Largo
São Miguel do Iguaçu
Grupo D
Figueira
Castro
Goioerê

As disputas no voleibol estão acontecendo em dois locais. No ginásio de esportes do Sesi e no ginásio do Colégio Mãe do Divino Amor. 

A equipe de arbitragem composta para esta competição conta com a participação dos seguintes árbitros: Ademir Nunes Almeida, Tiago Possobom, Fernando dos Santos, Rodrigo Iaromicz, Leandro Marezi, Édari Rodrigo Cecere, Gabriel Mroczko, Tiago Bebici, Luis Carlos Andrade e Fermino Dornelles Neto, sob a coordenação de Marciano Sanches.

O 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná é uma promoção do Governo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte em parceria com Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Esportes.
- - 
Fonte: Jogos Abertos do Paraná
Josiane Schmidt/SEES

Nenhum comentário:

Postar um comentário