segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FPV - JOGO ESCOLARES DA JUVENTUDE 2013 - FORÇA VERDE ENCERRA MODALIDADES INDIVIDUAIS COM 15 MEDALHAS

Jogos Escolares da Juventude 2013: Força Verde encerra modalidades individuais com 15 medalhas
Escrito por Thiago Paes   
Seg, 11 de Novembro de 2013 12:44
A dupla do Colégio Nobel, de Maringá, Arthur Lanci e Juliano Mendes conquistou a medalha de ouro dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, em jogo emocionante contra a dupla Antônio Carlos e Jonas Paixão, do Centro Educacional da Lagoa (RJ). A vitória de 2 sets a 1, de virada, teve as parciais de (8/21, 23/21 e 15/12) neste domingo, dia 10, na quadra do Portal Amazônia.

A torcida paraense vibrou muito, apoiando a dupla paranaense que conquistou a medalha inédita nesta competição. “Entramos dispersados no primeiro set e quando vimos que não dava mais para virar, nossa estratégia foi cansar os adversários e isso foi o diferencial”, revelou Arthur que treina há dois anos. Em 2012, nesta mesma etapa relaizada em Cuiabá (MT), Arthur, de 17 anos, ficou com a medalha de prata e devido seu desempenho, foi convocado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para passar um período no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).

Atual campeão brasileiro Sub 21, Arthur venceu a primeira etapa do Sul-americano Juvenil, realizado no Paraguai, no início do mês, ao lado de Alexandre Elias. Esse torneio é classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014.

Os jovens tiveram de deixar as cidades onde moravam com as famílias para treinar em Maringá. Arthur saiu de Paranavaí e Juliano, de Curitiba. Os dois formaram dupla no início do ano. O recente entrosamento da dupla também se revela no agradecimento com a conquista. “Estou muito feliz. Aprendi muito com o Arthur, que é mais experiente. Essa medalha é para nossas famílias, para o pessoal que mora e treina com a gente, para o treinador, para todo mundo. Sem eles, nós não somos nada”, resumiu Juliano Cunha.

Para o treinador paranaense Robson Xavier, o resultado conquistado em Belém é fruto da disciplina adquirida no esporte e na escola. “Nada acontece por acaso. O ano inteiro eles treinaram. Ralaram e se dedicaram bastante desde o começo, tudo dentro de um projeto entre Governo do Estado, município e escola. Esse é o caminho que dá certo, eles são a prova de que os investimentos no esporte dão somente resultados positivos”, disse o técnico.
Monique Rossato, Nicolly Bitencourt, Arthur Lanci e Juliano Cunha foram convocados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para um período de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema (RJ), entre os 24 alunos-atletas do vôlei de praia que já têm compromisso para o início do próximo ano. Doze garotas e 12 rapazes. Eles se destacaram entre os 102 participantes da modalidade. O projeto é uma parceria entre o COB e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O técnico Robson Xavier também foi convocado e participará do programa, que terá duração de uma semana.

Durante a competição de vôlei de praia dos Jogos Escolares, entre 8 e 10 de novembro, os jovens foram observados pelos treinadores das divisões de base da CBV. Para o treinador potiguar Paulo Silva, um dos professores convocados, esse projeto é importantíssimo para o desenvolvimento do esporte. “Para os atletas, é uma oportunidade de vivenciar o voleibol de forma ainda mais técnica e tática. Eles estarão no centro de treinamento da Seleção Brasileira e poderão representar o país em futuras competições. Para nós, treinadores, será um privilégio buscar melhor desempenho e aprender ainda mais”, explicou Paulo Silva.

Na natação mais sete medalhas foram conquistadas pelos paranaenses. O ouro foi na prova dos 50m peito, com o atleta Andreas Mickosz, do Colégio Sesi de Curitiba, que fez o tempo de 29”32, e Matheus Frederico, do Colégio Estadual do Paraná, na prova dos 100m costas, com o tempo de 59”9. As medalhas de prata foram para Otávio Zital, do Colégio Positivo Angelo Sampaio, na prova dos 100m costas, que fez o tempo de 1’00”84 e no revezamento 4x100m livre masculino e feminino. O bronze ficou com a atleta Manuela Andrade, do Colégio Dom Bosco, na prova dos 200m livre ao encerrar a prova com a marca de 2’08”48, e Ana Carolina Lucietto, do Colégio Victorio e Ambrozino, na prova dos 100m costas, com o tempo de 1’08”45.

O ciclismo encerrou a competição com mais três medalhas, deste vez na prova estrada individual. No feminino Ana Paula Caseta, do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Maringá ficou com a medalha de prata e Talita Oliveira, do Colégio Regente Feijó, de Ponta Grossa, como bronze. Jorge Matheus Dickel, do Colégio Cristo Rei, ficou com a prata na prova.

Na final do judô por equipe os paranaenses perderam para São Paulo por 3 a 2 e ficaram com a medalha de prata. Participaram da disputa os atletas Conrado Oliveira, André Josefi, Marcos da Silva, Rafel Palomares e James Camargo.

No xadrez, modalidade que sempre conquista medalhas para o Paraná, seja na etapa 12 a 14 anos ou na 15 a 17, mais uma vez confirmou ouro na prova relâmpago com o atleta Geovani Allan Broday, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa. Em 2011 Geovani ficou com a medalha de prata.

No atletismo mais duas medalhas de bronze. Na prova do lançamento de dardo a atleta do Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, Tamires Santa, de Paranavaí, que lençou a distância de 47m73. No salto triplo o medalhista foi o atleta Rodolfo Epifânio do Colégio Estadual de Campo Mourão.

Nas provas individual e por aparelhos as ginastas não conseguiram medalhas, mas mesmo assim ficaram com a quarta colocação geral, devido a conquista do bronze na prova por equipes com as atletas Giovana Oliveira, da Funet de Toledo e Maíra Yamaguchi, do Colégio Ideal de Cascavel.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.
Assessoria de Comunicação/SEES
Galeria de Fotos
volei de praia-je-1
volei de praia-je-2                                 Fotos: Josiane Schmidt
Josiane Schmidt
josyschmidt@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(46)8806-6947
facebook.com/SecretariaEsporteParana
flickr.com/photos/secretariadoesportepr

Nenhum comentário:

Postar um comentário