terça-feira, 7 de maio de 2013

SAIBA COMO ESTA CADA TIME NO ESTADUAL DA JUVENTUDE

Estadual da Juventude: saiba como está cada time para a estreia na competição
Escrito por Diego Pereira   
Ter, 07 de Maio de 2013 11:30
1 quali juventude
Há dois dias do início da primeira etapa do Campeonato Estadual da Juventude as equipes participantes seguem na preparação para a mais importante competição do voleibol de base do Paraná, cuja primeira etapa vai acontecer entre 9 e 12 de maio, em Cascavel. Serão 16 equipes participando, 8 no masculino mais 8 no feminino. No ano passado Cascavel ficou com o título feminino e Maringá no masculino.
Com transmissão ao vivo da FPVTV em todas as etapas deste ano, o campeonato será disputado em 3 GP’s classificatórios mais uma fase final. Na primeira etapa, a chave A do masculino tem as equipes do Amavôlei/Maringá/Uningá, Brasas English Course/Foz do Iguaçu, Umuarama/Caixa Ecocômica/Colégio Global e Rolândia/Ótica King. Na chave B estão Cianorte/Montenorte/Unipar, Castro/SEC, Águia /Círculo Militar/Dom Bosco/PG e Mandaguari/ONG Aliança/Vitaves Cocari. No feminino, a chave A contém as equipes de Cascavel/Colégio Alfa, São José dos Pinhais, Amavôlei/Maringá/Uningá e Rolândia/Ótica King. A chave B terá as equipes do Círculo Militar/Dom Bosco/Ponta Grossa, Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon, Telêmaco Borba/Colégio Dinâmyco e Guarapuava/Gresga.
A forma de disputa prevê que as equipes jogam entre si em 3 GP’s e vão somando pontos para a classifição final. Ao final do terceiro GP, as quatro melhores classificadas em cada naipe avançam para a Fase Final, disputada no formato de cruzamento olímpico, onde o primeiro enfrenta o quarto colocado e o segundo enfrenta o terceiro. Os dois últimos colocados na classificação geral de cada naipe serão rebaixados e deverão disputar o qualificatório em 2014.

Veja AQUI a tabela completa do Campeonato Estadual da Juventude – I GP

  
Situação das equipes
Grande parte das equipes segue em trabalho de formação. Compostas em sua maioria por atletas nascidos entre 1995 e 1997, as equipes estão treinando desde o início do ano visando exclusivamente esta competição.
O primeiro GP do Estadual da Juventude de Voleibol marca a estreia de algumas equipes, como Rolândia, que fará a estreia no masculino contra o experiente time de Maringá, atual campeão, e Mandaguari, também no masculino, que vai fazer o primeiro jogo contra Cianorte (atual segundo colocado) na partida que abre o campeonato em Cascavel.
As equipes masculinas de Rolândia, Ponta Grossa e Mandaguari conquistaram a vaga no torneio qualificatório, realizado em fevereiro/março, em Curitiba. No feminino foram Rolânda, Telêmaco Borba e Garapuava que conquistaram a vaga desta forma.
Comparando com os times do ano passado, as equipes investiram em novas peças e hoje estão com formação bem diferente da que disputou os campeonatos da Federação em 2012. Contudo, grande parte das equipes manteve o elenco ou incluiu poucos atletas ao elenco. O que chama a atenção é a entrada de novos treinadores aos elencos, como é o caso dos times femininos de Telêmaco (saiu China  entrou Edinho) e do Círculo Militar/Dom Bosco (saiu Tati, entrou Gilson), por exemplo.
Os treinadores de cada uma das equipes participantes conversaram com a Assessoria de Imprensa da FPV na ultima segunda-feira. Veja o que cada um deles disse a respeito de seus times. 
 
Fabio Sampaio – treinador da equipe masculina de Castro
“Estamos com equipe bastante reformulada, temos poucos garotos da base do ano passado. Este cmapeonato tem muito investimento da maioria das equipes, sabemos da estrutura dos adversários. Estamos numa chave pesada e com certeza não teremos moleza pela tradição deles.
Ainda não temos uma base nossa e estamos contando com atletas de vieram morar em Castro. Apesar disso nossa equipe está muito motiviada e tudo caminha dentro do previsto. Existe uma evolução natural após os jogos que todos ficam contagiados. Nossa perspectiva hoje é tentar chegar ate a fase final, entre as quatro melhores que vão disputar o final, mesmo sabendo das dificuldades.
Há dois meses estamos treinando a semana toda: a tarte os meninos fazem musculação e a noite acontece o treino com bola, todos os dias das 19h as 22h. Agora demos uma relaxada para não chegarmos tão cansados em Cascavel, estmoa só dando mais treino de passe, saque, para evitar lesões que são fáceis de acontecer nesse momento. Não estamos tiarando o pé a mão, no caso) mas estamos aprimorando as questões técnicas. Filmamos os treinos para saber as dificuldades individuais de cada atleta e tentar corrigir. Damos ênfase ao volume de de jogo”.
 
Juliano Trindade – treinador da equipe masculina de Cianorte
“Este ano reformulamos quase que inteira a nossa equipe. Estamos entrosando os meninos ainda, mas mesmo assim acredito que vamos bem, temos potencial para isso. Vamos beliscar algo mais pra frente, nosso projeto na primeira etapa é ficar entre os quatro melhores. Se isso acontecer vai ficar de bom tamanho neste momento.
Estamos treinando pesado e nesta semana intensificamos bastante para chegar num ritmo mais próximo do ideal. Estamos forçando bastante porque sabemos que termos jogos duros pela frente, bons jogos.  No nosso grupo tem equipes novas e não sabemos como eles vem. Teremos os favoritos Maringá, que ganharam do nosso time na final do ano passado, e acho que vamos fazer um bom papel mais uma vez.  
Comparando com o time do ano passado, temos uma equipe equilibrada. A qualidade técnica deste time é parecido com o do ano passado e estamos apostando num atleta novo, um ponteiro de 2,03m, o Yohan, vamos ver se ele nos surpreende”.
 
Jeferson – treinador da equipe masculina de Rolândia
“É nosso primeiro campeonato com este time e é a primeira vez que vamos disputar o Estadual da Juventude da Federação . Estamos numa chave onde, acredito, podemos lutar em igualdade de condições com os outros times, com excessão de Maringá que é uma equipe muito superior.
Estamos trabalhando bastante, com treinos quase todos os dias há quatro meses, desde o começo de fevereiro. Nossa preparação está boa e os meninos estão empolgados, empenhados para fazer o melhor que puderem. Temos um levantador muito bom, o Danley e um saída, o Guilherme, que foram convocados para a seletiva da seleção paranaense. Vamos confiantes”.
 
Edinho Pelanda – treinador da equipe feminina de Telêmaco Borba
“O teinamento foi bom durante o período em que aconteceu, treinamos bastante, muitas vezes em dois períodos. A expectaiva é boa, mesmo com as mudanças da equipe do ano passado para cá. A base, que era do time que disputou pela Unibrasil no ano passado mudou bastante. Mais da metade é de novas garotas, mas mesmo assim acho que podemos ficar entre os quatro.
Treinamos todos os dias, pelo menos duas horas de treino e uma de academia. A parte tática demos enfase nessa semana e fizemos alguns amistosos também, para ajudar a dar ritmo de jogo. Teremos a Geórgia, uma atleta que está numa grande fase, atua muito bem individualmente e com certeza vai ajudar o grupo todo com sua experiência.
Logo na estreia teremos duas pedreiras, já que no primeiro dia vamos jogar contra Marechal e Círculo Militar. Mesmo assim as meninas estão confiantes e entusiasmadas em fazer um bom campeonato. Serão jogos difíceis e sei que ninguém vai aliviar porque todos querem vencer, e nós também. Por isso vamos entrar com tudo, respeitamos muito os nossos adversários mas vamos sempre tentar fazer o melhor”.
 
Zé Edson – treinador da equipe feminina de Guarapuava
“Para nos será uma boa experiência, estamos fora do cuircuito e vamos voltar esse ano. Nosso tim está preparado para fazer boas apresentações. Sabemos da qualidade dos adversários, mas também sabemos da nossa e por isso vamos tentar ir bem na etapa.
Estamos indo com a equipe quase completa, com a qual estamos treinando há trinta dias seguidos, folgando apenas no domingo e a preparação está focada na maior competição do estado.
Estamos numa chave onde acho que temos chance de classificação. É um time jovem, temos apenas uma atleta 95 e as demais são 97. Vamos buscar experiência, tivemos bons resultados no ano passado e ficamos em segundo no qualificatório. Vamos praticamente com o mesmo time que disputou aquele torneio. Temos bons valores individuais, vamos verse conseguimos juntar isso com a vontade de ganhar”.
 
Pedrão Hesketh – treinador da equipe masculina do Círculo Militar/Dom Bosco/PG
“Era para eu estar com este time desde o ano passado mas perdemos muitos atletas 94 e neste ano acabei pegando o time, fizemos a parceria com Ponta Grossa e alguns atletas de lá vão reforçar a equipe no Clube.
Ainda estamos em fase de preparação e como é a primeira etapa estamos na fase de força. Eles estão fazendo bastante musculação porque ainda estamos sem ritmo de jogo. Mas conforme os jogos começarem, vamos crescendo ao longo do campeonato. Estamos treinando de segunda a sexta, todos os dias, e fazendo amistosos para colaborar no ritmo e os coletivos estão acontecendo contra nossa equipe adulta, mas só vamos ver o que vai acontecer quando formos jogar mesmo. Treino é diferente de jogo.
Teremos o retorno de atletas importantes, como o Luis, o Bisinha (Wagner) e o igor que vieram da seleção e vão jogar. Eles estão no ritmo e fizeram boas partidas com a seleção paranaense. Estamos com boas expetctaitvas e aos poucos vamos atingindo o ápice”.
 
Denilson Silva – treinador da equipe masculina de Mandaguari
“A gente está treinando para a primeira etapa e a nossa base é a mesma que conquistou a vaga no qualifiyng. Além do estadual, esta equipe é a que vai jogar o regional do abertos e queremos adquirir experiência. É a primeira vez que participamos e sabemos o quanto é difícil. Se não começar, não melhora, não é verdade? Nossa intenção é jogar entre os melhores para crescermos cada vez mais.  
Nossa molecada está bastante motivada porque o Estadual da Juventude da FPV é um campeonato de visibilidade, é visto como mais forte do estado e a intenção é ser o mais competititvo possivel, sabemos que é dificil mas vamos para jogar e fazer o melhor que pudermos.
No qualificatório perdemos só para o time de Ponta Grossa, ganhamos de São José, Rolândia, Paranaguá e Astorga.  Nossa base é boa, os meninos são novos e desta equipe que vai disputar o campeonato deste ano, praticamente todos tem idade para jogar no ano que vem e a intenção é continuar jogando o campeonato para melhorar cada vez mais”.
 
Gilson Brun – treinador da equipe feminina do Círculo Militar/Dom Bosco/Ponta Grossa
Estamos nos preparando desde fevereiro. Acho que o fato de eu ter assumido a equipe no lugar da Tati (Ribas, ex-treinadora da equipe do CMP) gera uma mudança. Era o grupo dela e as atletas ainda estão se acostumando com a nova filosofia. Houve boa aceitação, está bem tranquilo de trabalhar com as garotas. Na equipe tivemos mais entradas do que saídas, mas por outro lado, atletas que pararam de treinar por questão de estudo no ano passado voltaram este ano.
Isso fortaleceu o grupo, a preparação está bem feita e as expectativa é ir para brigar por uma vaga na fase final. Sei que nossa chave não terá moleza, assim como na outra também não terá. No meu ponto de vista existem equipes um pouco acima e um bolo disputando as outras vagas. A expectativa do Círculo é tentar brigar e ficar ente os quatro como todos pensam.
Sei que alguams equipes têm atletas nas seleções, atletas chaves, excelentes garotas. Sei que Telêmaco vem quente pela questão da Geórgia, que está voando alto literalmente, a mudança do técnico tbm (o Edinho) influencia bastante. São grupo novos ,com novos comandos e isso vai dar uma disputa legal no campeonato.
É o melhor campeonato dessa categoria, o mais importante. Estamos colocando em prática tudo que foi programado e foi tudo cumprido. Neste ponto estmos tranquilos, ainda é uma loteria porque treinamos, fizemos jogos, amistosos, mas o momento de chegar junto, enfim, é totalmente diferente. A cabeça das meninas é um fator que temos que saber lidar também”.
 
Miro dos Santos – treinador da equipe feminina de Marechal Cândido Rondon
“Estamos com uma equipe nova, se preparando bem e queremos fazer uma boa primera etapa. Nosso objetivo é ir para a final, por isso precisamos ir bem desde o primeiro GP e chegar entre os quatro. É uma equipe de meninas novas ainda, que ainda não tem o ritmo de jogo ideal mas tem vontade de evoluir a cada jogo, isso elas deixam bem claro para mim.
Estamos treinando desde o começo de fevereiro. As mesninas jogam bem, algumas delas tem experiencia e tiveram possibilidade dejogar este no. Não tenho nenhuma 95 que vá jogar esta etapa mas elas já jogaram juntas o estadual do ano passado. Acredito nelas, na experiência delas e isso nos deixa um pouco mais tranquilos para saber que elas não vão sentir tanto a estreia, o primeiro GP.
Ano passado ficamos em quinto e perdemos a classificação para as finais na ultima etapa.  A base do ano passado é o mesmo grupo desse ano, não houveram mudanças tão significativas e as meninas sabem o que a gente quer. Isso é um ponto posivitivo mas tem outras equipes favoritas. Estamos ba briga para terminar entre as quatro melhores”.
 
Fernando Bonatto – treinador da equipe feminina de Cascavel
“Sabemos que o Estadual da Juventude é a princiapl competição do Estado e o equilíbrio é muito grande, vamos trabalhar exatamente como no ano passado, com a intenção de classificar entre as quatro. Vamos tentar ir bem em cada etapa tentando dar um passo de cada vez.
Estamos defendendo o título sim, aliás, o primeiro título de Cascavel nessa competição. Ainda não sabemos se vamos contar com a Amanda (Brock, que está com a seleção sub18), se a seleção vai liberar, é óbvio que gostaríamos que isso acontecesse, mas se não der para contar com ela estamos trabalhando com outras meninas pensando em suprir a posição. A base da equipe foi mantida, é a base do ano passado e ainda contamos com alguns reforços.
Estamos trabalhando desde 15 de janeiro. Depois teve o período em que a seleção do Paraná treinou aqui e só depois disso começou efetivamente o trabalho visando o Juventude. Trabalhamos o primeiro bloco, questão de jogo só trabalhamos nesta semana. Acredito que a nossa equipe vai evoluir durante a competição, por isso falei que vamos dar um passo de cada vez.
Acho que chegar como campeão nos permite trabalhar mais tranquilos. Não temos pressão de ganhar, adquirimos respeito e vamos dar condições de trabalho para as meninas darem o melhor de si em quadra”.
 
Marcão Antunes – treinador da equipe masculina de Foz do Iguaçu
Nossa equipe é nova, a base é 96/97/98. O maior objetivo no campeonato é preparar a equipe para os jogos da juventude do Governo do Estado, que é o objetivo do município. Serve como preparação e treinamento.
Sempre queremos fazer o melhor para termos uma motivação a mais. Apesar de ser nova, nossa equipe é razoavelmente boa. Fizemos um planejamento e dentro dele sempre esperamos colher frutos, até pelo nível da competição, que é bem alto. Participando aqui, eles vão ganhar mais experiência, que serve de motivação para outros campeonatos.
Estamos treinando desde o final de fevereiro. Aqui tem uma competição que é a Copa Oeste, onde já tivemos duas etapas e ficamos em segundo lugar em ambas. Até agora já demos uma avaliada na equipe e posso dizer que deu uma boa evoluída se comparar com o ano passado. Nesta pimeira etapa, para muitos meninos será uma competição nova, já que nunca tiveram a oportunidade de jogar neste nível. Espero que cresçam na competição e que na segunda etapa estejam melhor ainda”.
 
Dema – treinador das equipes masculina e feminina de Maringá
“No masculino temos uma molecada nova e nosso maior problema, como foi no ano passado, é que até a metade do ano estamos com dois atletas na seleção brasileira. O Rogério e o Alan seguem na seleção infanto e isso, por mais que seja ótimo para eles, acaba prejudicando nosso trabalho nas competições do Estado, da Federação. Com certeza os dois farão muita falta, mas temos bons atletas para suprir a demanda.
É uma primeira etapa de conhecimento. A preparação ainda não é a ideal mas, pela experiência, digo que até o final do ano a coisa deve melhorar. Estamos bem conscientes das dificuldades. Nos feminino vamos sem a Gabi, que também está na seleção. Fiz uma solicitação à CBV para tentar liberá-la, mas está dificil o contato, parece que ontem ainda o times estava na Guatemala.
Temos bons times, apesar dos desfalques. As meninas e os rapazes estão bem preparados e acho que podemos sim fazer um bom campeonato e quem sabe repetir o resultado do ano passado no masculino e lutar com o feminino para ir longe também”.
 
Kelly Medeiros – treinadora da equipe feminina de São José dos Pinhais
“Nosso grupo é novo e temos apenas uma atleta 95, uma central. A base é nascidas em 96, 97 e por isso estamos com algumas dificuldades. Nossos treinos são em 2 períodos e recentemente fizemos um amistoso contra o Círculo no sábado e amanhã (hoje) faremos um contra o Sion. Estamos trabalhando bastante pq elas precisam melhorar. Não somos favoritos para o título, estamos limitados e vamos com dificuldade para a primeira etapa.
Reforçamos nosso time com duas atrleas de Cambé, uma levantadora e uma central, mas nossa principal ponteira está se recuperando de uma lesão. A Jaqueline ainda está sentindo dores no joelho e está fazendo fisioterapia. Ela não está jogando ainda para poder participar do Juventude, queremos que ela vá conosco para Cascavel.
Temos muitas dificuldades para resolver mas por outro lado estamos felizes pelo retorno da Xaiene, que fez uma cirurgia e não jogou o campeonato no ano passado mas vai jogar nesse, ela é um retorno importante. Mesmo assim, acho que tem outras equipes que estão num melhor momento para disputar o titulo desta etapa”.
 
Amaury Nogueira – treinador da equipe masculina de Umuarama
“No ano passado jogamos com rapaziada mais nova e agora vamos com a idade certa. Nossa intençao é ficar entre os três melhores do Estado neste ano. Temos só cinco atletas do ano passado, incluindo um que veio do escolar e todos os outros são de fora.
Estamos mais estruturados que no ano assado, agora temos parceria com prepardor físico e melhoramos nossa estrura de treino. Estou confiante na garotada e acho que podemos ir melhor do que fomos no campeonato do ano passado”.
 
Emerson Cattai (Inho) – treinador da equipe feminina de Rolândia
“A expectativa da equipe é ficar junto com as melhores. Neste ano fizemos dois amistosos contra Maringá e foram dois bons jogos. Esperamos passar de fase. Nossa pretensão não é chegar em primeiro, mas acredito que temos chances de ficar entre os quatro.
Estamos treinando todos os finais de semana para poder chegar mais inteiro. A Mari estava na seleção paranaense e estamos retomando o treinamento. A equipe no geral é muito boa, acredito no conjunto e se elas entenderem que dá pra chegar, elas vão forte. Não temos um destaque individual, temos equipe homogênea que joga junto.
A mesma equipe do ano passado é a que vai jogar agora e acredito que elas amadureceram de lá para cá. As equipes que estão aí são muito competitivas, enquanto as nossas estão aprendendo a jogar este tipo de competição. Acredito que evoluíram e a etapa do qualificatório foi importante.
 
GRUPAMENTOS
Masculino:
Chave A
Amavolei/Maringá - (1º Colocado em 2012)
Brasas English Course/Foz do Iguaçu - (4º Colocado em 2012)
Umuarama/Caixa Econômica/Coléio Global - (5º Colocado em 2012)
Rolândia/Ótica King – (8º via Qualificatório)
Chave B
Cianorte/Montenorte/Unipar - (2º Colocado em 2012)
Castro/SEC - (3º Colocado em 2012)
Águia Sistemas/Círculo Militar/Dom Bosco/Prefeitura de Ponta Grossa - (6º via Qualificatório)
Mandaguari/ONG Aliança/Vitaves Cocari – (7º via Qualificatório)
 
Feminino:
Chave A
Cascavel/Colégio Alfa - (1º Colocado em 2012)
São José dos Pinhais - (4º Colocado em 2012)
Amavolei/Maringá - (5º Colocado em 2012)
Rolândia/Ótica King - (8º via qualificatório)
Chave B
Círculo Militar/Dom Bosco/PG - (2º Colocado em 2012)
Col. Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon - (3º Colocado em 2012)
Telêmaco Borba/Colégio Dinâmyco - (6º via qualificatório )
Guarapuava/Gresga - (7º via qualificatório)

Veja AQUI a tabela completa do Campeonato Estadual da Juventude – I GP


 
- - 
 
Federação Paranaense de Voleibol
Assessoria de Imprensa
Diego Pereira
diego@voleiparana.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
41 3363-4653

Nenhum comentário:

Postar um comentário