quarta-feira, 8 de maio de 2013

MELHOR DO VOLEI - ESTADUAL DA JUVENTUDE DE VOLEIBOL COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA EM CASCAVEL

Estadual da Juventude de Voleibol começa nesta quinta-feira em Cascavel

                                    

Estadual da Juventude de Voleibol começa nesta quinta-feira em Cascavel Foto: Divulgação/FPV
Nesta quinta-feira (09/05) terá início a primeira etapa do Campeonato Estadual da Juventude, a mais importante competição do voleibol de base do Paraná. Disputada entre 9 e 12 de maio, em Cascavel, ao todo serão 16 equipes participando, oito no masculino mais oito no feminino. No ano passado Cascavel ficou com o título feminino e Maringá no masculino.

Com transmissão ao vivo da FPVTV (www.voleiparana.com.br) em todas as etapas deste ano, o campeonato será disputado em 3 GP’s classificatórios, mais uma fase final. Na primeira etapa, a chave A do masculino tem as equipes do Amavôlei/Maringá/Uningá, Brasas English Course/Foz do Iguaçu, Umuarama/Caixa Ecocômica/Colégio Global e Rolândia/Ótica King. Na chave B estão Cianorte/Montenorte/Unipar, Castro/SEC, Águia /Círculo Militar/Dom Bosco/PG e Mandaguari.

No feminino, a chave A contém as equipes de Cascavel/Colégio Alfa, São José dos Pinhais, Amavôlei/Maringá/Uningá e Rolândia/Ótica King. A chave B terá as equipes do Círculo Militar/Dom Bosco/Ponta Grossa, Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon, Telêmaco Borba/Colégio Dinâmyco e Guarapuava/Gresga.

A forma de disputa prevê que as equipes jogam entre si em 3 GP’s e vão somando pontos para a classificação final. Ao final do terceiro GP, as quatro melhores classificadas em cada naipe avançam para a Fase Final, disputada no formato de cruzamento olímpico, onde o primeiro enfrenta o quarto colocado e o segundo enfrenta o terceiro. Os dois últimos colocados na classificação geral de cada naipe serão rebaixados e deverão disputar o qualificatório em 2014.

Grande parte das equipes segue em trabalho de formação. Compostas em sua maioria por atletas nascidos entre 1995 e 1997, as equipes estão treinando desde o início do ano visando exclusivamente esta competição.

O primeiro GP do Estadual da Juventude de Voleibol marca a estreia de algumas equipes, como Rolândia, que fará a estreia no masculino contra o experiente time de Maringá, atual campeão, e Mandaguari, também no masculino, que vai fazer o primeiro jogo contra Cianorte (atual segundo colocado) na partida que abre o campeonato em Cascavel.

As equipes masculinas de Rolândia, Ponta Grossa e Mandaguari conquistaram a vaga no torneio qualificatório, realizado em fevereiro/março, em Curitiba. No feminino foram Rolânda, Telêmaco Borba e Garapuava que conquistaram a vaga desta forma.

Comparando com os times do ano passado, as equipes investiram em novas peças e hoje estão com formação bem diferente da que disputou os campeonatos da Federação em 2012. Contudo, grande parte das equipes manteve o elenco ou incluiu poucos atletas ao elenco. O que chama a atenção é a entrada de novos treinadores aos elencos, como é o caso dos times femininos de Telêmaco (saiu China entrou Edinho) e do Círculo Militar/Dom Bosco (saiu Tati, entrou Gilson), por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário