sábado, 11 de maio de 2013

DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO ESTADUAL DA JUVENTUDE

Campeonato Estadual da Juventude: definidos os semifinalistas da competição
Escrito por Diego Pereira   
Sex, 10 de Maio de 2013 23:50
1 cascavel x maringa fem est juv 1etapa
Donas da casa (azul) avançaram para a semifinal do campeonato com 100% de aproveitamento e vão decidir vaga na final contra Guarapuava
A segunda rodada da fase de grupos do Campeonato Estadual da Juventude, que acontece de 9 a 12 de maio, definiu os semifinalistas da primeira etapa do torneio realizado pela Federação Paranaense de Voleibol, em Cascavel. Nos jogos que aconteceram nesta sexta-feira, dia 10, Maringá, Castro, Cianorte e Umuarama garantiram as vagas no masculino e Cascavel, Telêmaco Borba,  Maringá e Guarapuava avançaram na chave feminina.
No grupo A do naipe masculino, Maringá se classificou de forma invicta. No dia anterior os garotos venceram Rolândia e hoje a equipe comandada pelo técnico Dema derrotou Umuarama e Foz do Iguaçu por 3 sets a 0, garantindo o primeiro lugar do grupo. Em segundo ficou Umuarama, do treinador Amaury Nogueira, que derrotou Rolândia por 3 sets a 1 e, na véspera, venceu Foz do Iguaçu pelo mesmo placar. A terceira colocação do grupo ficou com os rolandenses, que venceram Foz, o quarto colocado, por 3 sets a 2. Rolândia e Foz vão disputar as 5ª e 7ª colocações, respectivamente.
Também com 100% de aproveitamento, o treinador Fábio Sampaio conseguiu levar a equipe de Castro para a fase decisiva do campeonato ao derrotar Cianorte nesta sexta-feira e Mandaguari e Ponta Grossa na quinta, todos os jogos por 3 sets a 0. A segunda colocação do grupo B, definida nos sets average, ficou com Cianorte do treinador Juliano Trindade, que venceu o jogo contra Mandaguari mas perdeu para Ponta Grossa e Castro, este por 3 sets a 0, hoje. Ponta Grossa por sua vez venceu Cianorte, mas perdeu para Castro e Mandaguari, que também venceu um jogo e perdeu dois. Com os resultados de hoje, portanto, Castro e Cianorte avançaram para as semifinais, enquanto que Ponta Grossa e Mandaguari vão disputar os 5º e 7º lugares.
Os enfrentamentos no masculino começam a partir das 8h15 de sábado, dia 11, no ginásio Sérgio Mauro Festugatto. Mandaguari e Foz do Iguaçu abrem a rodada decisiva e logo após, 9h15h, Rolândia e Ponta Grossa definem o quinto colocado do primeiro GP. As semifinais entre Castro x Umuarama e Maringá x Cianorte serão às 13h45 e 15h30, respectivamente. Todos os jogos terão transmissão ao vivo da FPVTV no site da FPV (www.voleiparana.com.br), MIDTV (www.mid.tv.br) e da Secretaria do Esporte do Paraná (www.esporte.pr.gov.br).
A semifinal entre Maringá e Cianorte reserva um tempero a mais para o torneio, já que no ano passado as duas equipes fizeram a decisão do Campeonato Estadual da Juventude, na cidade de Cianorte. Naquela ocasião, Maringá venceu o jogo por 3 a 1 e ficou com o título da competição no naipe masculino.
FEMININO
O time de Cascavel, atual campeão do Estadual da Juventude no naipe feminino, é a única equipe com aproveitamento 100%. A equipe do técnico Fernando Bonatto confirmou a vaga na semifinal ao derrotar Maringá (3x1) e São José dos Pinhais (3x0) nesta sexta-feira e Rolândia (3x0) na véspera. A segunda colocação do grupo A ficou com Maringá que também garantiu acesso à semi ao vencer os jogos contra São José dos Pinhais e Rolândia, ambos por 3 a 0. Com os resultados, as equipes de Rolândia e São José vão disputar de 5º a 8º no sábado.
O grupo B das meninas foi o mais disputado e as equipes semifinalistas só foram definidas na equação dos sets e pontos average. Telêmaco Borba do treinador Edinho Pelanda, classificada em primeiro, avançou com duas vitórias (um 3 a 2 contra Guarapuava e um 3x0 contra Ponta Grossa) e uma derrota (3x1 para Marechal Cândido Rondon).  Em segundo lugar ficou Guarapuava com duas derrotas (3x2 para Ponta Grossa e contra Telêmaco) e uma vitória (3x1 contra Marechal). Ponta Grossa, que terminou em terceiro na contagem dos pontos average, venceu o jogo contra as guarapuavanas por 3 a 2 e Marechal por 3 a 1, mas perdeu para Telêmaco por 3 a 0.
O regulamento da competição diz que nas vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1, apenas o vencedor pontua (3 pontos). Já as vitórias por 3 sets a 2 (no caso, a vitória das pontagrossenses contra Guarapuava), o vencedor soma 2 pontos e o perdedor, 1. No final, a somatória das três primeiras equipes do grupo B resultou em 5 pontos para cada. O primeiro critério de desempate neste caso são os sets average, no qual Telêmaco ficou com 1,4 e Guarapuava e Ponta Grossa somaram 1 ponto cada. Nesta situação, o desempate foi para os pontos average, e neste quesito, mesmo com uma vitória a mais de Ponta Grossa, Guarapuava acabou se classificando porque somou 1,02 contra 0,95 de Ponta Gorssa. Potanto, caberá às equipes de Ponta Grossa e Marechal Cândido Rondon disputar as 5ª e 7ª colocações do Estadual da Juventude.
Os enfrentamentos do naipe feminino começam às 10h15 de sábado com o jogo entre Marechal Cândido Rondon e São José dos Pinhais na decisão do sétimo lugar. Logo depois, 11h15, Rolândia e Ponta Grossa vão disputar a quinta colocação. As semifinais, que vão decidir as finalistas do primeiro GP, começam às 17h30 no jogo entre Telêmaco Borba e Maringá. Após, às 19h30, será a vez das donas da casa entrarem em quadra contra Guarapuava, do técnico Zé Edson, para definir a última finalista da competição

Nenhum comentário:

Postar um comentário