quinta-feira, 9 de maio de 2013

CIRCUITO B.B SUB 19 SOB NOVO FORMATO

CIRCUITO BANCO DO BRASIL SUB-19: Uma competição sob um novo formato

08.05.2013 | 16h21
Foto da notícia
Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), receberá etapa do Sub-19

RIO DE JANEIRO, 08.05.2013 – O Circuito Banco do Brasil Sub-19 chega com um novo formato nesta temporada – assim como na categoria sub-21. Basicamente, é um Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no qual cada uma das 27 federações indicará, tanto no masculino quanto no feminino, uma delegação (uma dupla e um técnico, além de um árbitro) para representar o seu estado. Para completar as 32 parcerias em cada naipe na disputa, a Unidade de Competições Praia da Confederação Brasileira de Voleibol concederá cinco wild cards (convites).

Desta forma, cria-se uma maior proximidade das federações com a competição, já que elas é que passam a ser as ranqueadas, e não as duplas. Ou seja: os pontos são acumulados para o estado, com o campeão geral sendo aquela determinada federação. O objetivo principal é mapear essa nova geração que surge nas areias, num trabalho maciço de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolver e serem trabalhados de forma mais direcionada.

Com o apoio do Ministério dos Esportes, o Circuito Banco do Brasil Sub-19 deste ano será realizado em duas etapas. A primeira delas acontece neste final de semana, de 10 a 12 de maio, em Cabo Frio (RJ). A segunda, em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de maio. Já o Circuito Banco do Brasil Sub-21, nos mesmos moldes, terá seis etapas e entrará em cena no dia 7 de junho, em João Pessoa (PB), passando ainda por Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campinas (SP) e Curitiba (PR).

“Estamos vivendo um momento de estruturalização da modalidade, visando a formação de atletas. O caminho é criar fatos novos para um desenvolvimento ainda maior do vôlei de praia. Queremos mapear o Brasil e saber exatamente em que ponto estamos. Algumas federações, como Paraíba e Rio de Janeiro, são exemplos a serem seguidos”, afirmou Franco, que dedicou 30 anos de sua vida ao esporte e, hoje, é coordenador da CBV para o projeto dos Brasileiros de Seleções de Volei de Praia Sub-19 e Sub-21.

Há algumas curiosidades para esta etapa de Cabo Frio do Circuito Banco do Brasil Sub-19. Uma delas é a presença de Roberto Lopes, um dos grandes atletas e ícones da primeira geração brasileira das areias. Ele é técnico da dupla masculina do Ceará, formada justamente pelos seus filhos, os gêmeos Ricardo e Roberto. Outro destaque é Adriano, irmão de Garrido e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/99 ao lado de Lula, que chega como técnico de Pernambuco.
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

Acompanhe mais notícias no Twitter oficial da CBV
Conheça também a página da CBV no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário